sexta-feira, 14 de janeiro de 2011




Sou fã dos trabalhos de ORGANIZAÇÃO DE TEMPO do consultor CHRISTIAN BARBOSA . Seu BLOG MAIS TEMPO é cheio de conteúdo que a podemos utilizar em qualquer atividade que fizermos.


Aproveitei que estava procurando soluções para ORGANIZAR A NOSSA PRODUTORA DE VÍDEO e adaptei algumas partes do seu POST O QUE FAZER COM CLIENTES NÃO PLANEJADOS ?


Christian observou que muitas vezes o trabalho de uma empresa atrasa por causa do atraso dos clientes que não se organizam direito . Muitas vezes parece que ficamos de mãos atadas , esperando a arte de uma agência, o áudio de um locutor, o orçamento de algum diretor. Eis algumas sugestões do autor para minimizar e resolver este problema :


"1 – Converse sobre o problema – Se o cliente tem esse hábito de atrasos e urgências, nada melhor do que expor o problema de forma solicita, aberta e pedindo uma sugestão dele para minimizar o problema. Deixe-o expor seus pontos de vista e posteriormente, complemente com as suas sugestões.

2- Exponha o Cronograma - Se o cliente está a par do cronograma poderá ver que a NÃO ENTREGA de um item irá impactar o resultado final do projeto. Deixe isso claro no contrato, monitore esses dados e notifique atrasos eventuais.

3 – Seja organizado – Se você não for organizado e planejado, pode ter certeza que o cliente se aproveitará desse ponto fraco. Quanto maior a sua organização, documentação e gestão melhor o exemplo e menores as chances de problemas.

4 – FUP – Follow Up é uma benção divina. Se você planejar com um pouco de antecedência poderá criar um sistema de aviso ao cliente sobre eventuais prazos de tarefas (algo com 1 ou 2 dias de antecedência já é bem funcional). Não é um e-mail de cobrança, é um e-mail de follow up, assim ele não "esquece".

5 – Descubra padrões – Se não tiver jeito, aprenda a lidar com certos padrões do cliente (eles sempre existem, pode acreditar!). Ele sempre manda tudo por volta das 18h? Na sexta-feira que ele lota você de pedidos? Ele sempre esquece o item X do projeto? Descubra o padrão da urgência e atue de forma preventiva. Você pode, por exemplo, deixar horas reservadas para esses momentos, ou até alocar profissionais para essas atividades.

6 – Psiquiatra ou Rescisão? Se não tem jeito e o cliente te deixa maluco, você tem duas escolhas: fazer um tratamento psiquiátrico para sua loucura ou cancelar o contrato. São duas opções sempre viáveis. Às vezes você fecha uma porta, e quando se vira, descobre um portão gigantesco, nunca se esqueça disso!"