segunda-feira, 27 de julho de 2009

O MENINO WASHINGTON OLIVETTO




Até os quatro anos de idade, a infância de Washington não teve nada de "especial" em relação a de qualquer menino. A vida da família Olivetto corria sem maiores transtornos , quando Washington amanheceu um dia com uma febre super alta. Levado ao hospital pelos pais, recebeu o diagnóstico de poliomielite. Precisava ser internado com urgência.

Na época , ainda não existia a vacina Sabin, e por precaução, Washington teve que ser separado da irmã recém nascida, para evitar contágio. Assim, a solução que a família encontrou foi que o menino passasse a viver na casa dos tios, que eram inclusive mais abastados, e podiam lhe dar todo o conforto .

Pais e tios gastaram o que tinham e o que não tinham nos tratamentos a que ele era submetido .Como ficava muito tempo deitado, aprendeu a ler mutio cedo, e em pouco tempo já tinha lido os dezessete volumes da obra infantil de Monteiro Lobato...Nessa idade , era considerado também uma criança de "profundo conhecimento musical",e cantarolava trechos "cafonas" de boleros de Ari Barroso e Davi Nasser, que encantavam os adultos.

Com cinco anos de idade, Washington voltou a andar, para alegria de todos. Ainda teria que usar botas ortopédicas corretivas por algum tempo , mas já poderia ser considerado "normal" como qualquer criança.Quando voltou pra escola , foi considerado pelos professores muito mais adiantado do que os outros alunos, já que tinha lido muito mais do que qualquer um deles.Os pais, sr Virso e Dona Antonia não deram moleza ao pequeno Washington.
"Você está mimado demais por seus tios, e não pode esquecer que o importante nesta vida é estudar e trabalhar".

Assim, o menino "doente" voltou a sua vida normal de estudante , ávido por leitura e cheio de habilidades principalmente para vendas ( herdadas do pai ) , que o transformaram no grande publicitário Washington Olivetto de hoje.

Quem quiser saber mais sobre a excêntrica história, procure o livro
NA TOCA DOS LEÕES, de Fernando Morais, que mostra toda a humanidade e conta a trajetória deste grande ídolo da publicidade brasileira.