segunda-feira, 6 de julho de 2009

OUVINDO OS PRINCIPIANTES



Estava lendo um livro estes dias sobre a importância de "ouvir os principiantes".

Durante as gravações do filme NAS MONTANHAS DOS GORILAS ( GORILLAS IN THE MIST ) , a equipe estava em reunião para resolver o que fazer.Além das dificuldades que teriam de gravar em uma floresta, caso os gorillas nao seguissem as instruções do roteiro , seria preciso usar anões vestidos de gorilas na filmagem. Ninguém queria "fazer este papel.".

Em meio a todo o stress, uma jovem estagiária, que iria trabalhar em seu primeiro filme, deu a seguinte sugestão :

"E se vocês deixarem que os gorilas escrevam a história ?"

Todos riram daquela sugestão , mas já que ninguém tinha proposto algo melhor, alguém perguntou a ela o que queria dizer com aquilo.

"E se vocês mandarem um cinegrafista fantástico para dentro da floresta, com toneladas de filme, para filmar os gorilas ? Depois voces escrevem a história em torno daquilo que os gorilas fizeram nas imagens".

"A inexperiência daquela moça permitiu que ela enxergasse oportunidades onde nós víamos apenas dificuldades", disse Peter Gruber, diretor da Mandalay Entertainment.


Segundo o autor, "o segredo é encontrar pessoas que acrescentem novas perspectivas e criem novas conversas. Você se surpreenderá com o que vai descobrir".



* Trecho extraído do livro GANHAR MAIS, TRABALHAR MENOS, de Robert Kriegel.